Histórico

O atual curso de Engenharia Mecânica, criado em 1952 como Engenharia Industrial Mecânica, teve seu início na antiga Escola Fluminense de Engenharia em 1959, tendo sido reconhecido pelo Decreto 78811/76 de 24 de novembro 1976.

Em função das crescentes inovações tecnológicas, criou-se uma demanda qualitativa no perfil profissional do engenheiro mecânico. Para atender a essas exigências do mercado de trabalho, a partir do primeiro semestre letivo de 1994 foi implantado um novo currículo, mais adequado a essa realidade.

O currículo pleno do curso de Engenharia Mecânica é constituído por disciplinas provenientes, primordialmente, do desdobramento das matérias que são definidas no currículo mínimo. Assim, são obrigatórias as matérias chamadas de formação geral e de formação profissional de acordo com a resolução CEP 135/93, que criou os currículos de Engenharia.

Esse novo currículo procurou dar maior ênfase em disciplinas de informática e em disciplinas de formação técnico-científica, que permitam ancorar novos conhecimentos decorrentes das pesquisas e inovações tecnológicas. Além disso, no novo currículo há o oferecimento de disciplinas de ensino profissional já a partir do quarto período, bem como o oferecimento de disciplinas optativas nas áreas de Fabricação Mecânica, Mecânica Aplicada e Termociências.

Esse conjunto de disciplinas optativas atende às características de especialidade sem especialização, procurando desenvolver habilidades e transmitir conhecimentos específicos das diversas áreas da Engenharia Mecânica, considerando,  além da formação  técnica sólida, a formação de profissionais cidadãos.

A filosofia e orientação é a de fornecer as bases para a formação do Engenheiro Mecânico de Concepção e de Execução, desenvolvendo habilidades e competências para atividades de Estudo, Planejamento, Projeto, Especificação, Assistência, Assessoria, Consultoria, Direção, Execução, Fiscalização, Condução de Equipes, Montagem, Reparo, Operação e Manutenção.

O curso de Engenharia Mecânica, junto com os de Engenharia Civil, Elétrica, e de Telecomunicações, é dos mais antigos do CTC, tendo sido criado em 31/12/52, sendo assim, anterior à criação do CTC e da própria UFF.

Ao longo dos anos o Departamento de Engenharia Mecânica vem investindo no aprimoramento de seus cursos, seja através da última reforma curricular que passou a vigorar em março de 1994, seja através da contratação de docentes qualificados (professores doutores / titulares) ou através da implantação do curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – PGMEC.

Em março de 1995 o PGMEC/UFF, foi implantado. Funciona nas instalações da Escola de Engenharia e conta com vários doutores em dedicação exclusiva. Foi recomendado pela CAPES em julho de 1995. Na mesma ocasião foi também recomendado pelos acessores científicos da CAPES, a organização de grupos PET no departamento de Engenharia Mecânica.

Assim em setembro de 1996 teve início as atividades do grupo PET de Engenharia Mecânica, com o objetivo de melhorar a qualidade da formação dos alunos do curso de graduação, a partir de um grupo tutoriado de alunos com potencial de disseminar os conhecimentos adquiridos pelos demais alunos do curso.

O sucesso deste programa no curso de Engenharia Mecânica da UFF se deveu a diversos fatores, cabendo destacar:

  • O caráter das atividades desenvolvidas, que englobavam conhecimentos não apenas tecnológicos e científicos, mas especialmente de cunho ético/social.
  • O entendimento do projeto levou a tutora a realização de atividades voltadas para a comunidade, como Ensino de Micro-Informática para Comunidades Carentes e Alfabetização de Adultos.
  • A agregação de alunos não-bolsistas o que extraiu o aspecto elitista do programa. Os alunos agregados foram incorporados desde o início do programa com o objetivo de estimulá-los a melhorarem seu desempenho acadêmico e evitar a elitização do conhecimento, facilitando o caráter multiplicador do programa. Era exigido o mesmo empenho e dedicação dos alunos agregados.
  • O estímulo a atividades abertas a alunos externos ao grupo, não apenas do curso de Engenharia Mecânica. Um exemplo de atividade realizada ao longo destes anos é o Simpósio de Engenharia Mecânica, organizado e executado pelos alunos do PET. Nesse evento, participaram alunos de diversas áreas da universidade devido ao seu caráter multidisciplinar, obtido a partir da seleção adequada das atividades realizadas.
Translate »
Skip to content